top of page
Zn

zinco

Zinc_fragment_sublimed_and_1cm3_cube.jpg

Histórico

​

O zinco tem sido utilizado desde a antiguidade como parte de ligas metálicas. A fabricação do latão, uma liga de cobre e zinco, começou a ser realizada por volta de 30 a.c. pelos romanos. No ano 1000 a extração do zinco impuro foi descrita pela primeira vez na Índia e em seguida na China. Porém apenas 1743 foi fundado em Bristol, na Inglaterra, o primeiro estabelecimento para a fundição do metal em larga escala. 

​

Usos gerais

 

Atualmente a principal aplicação do zinco ainda segue nas ligas metálicas como parte do latão, além de ter importante papel no processo de galvanização. Apresenta importância também nas indústrias de cerâmica, de borrachas e na fabricação de tintas. O zinco pode ainda ser utilizado em protetores solares, em forma de óxido, pois apresenta capacidade de barrar a radiação solar.

​

image.png
esfalerita
smithsonite48721a.JPG
smithsonita

FONTES MINERAIS

​

Existem diversos minerais dos quais o zinco pode ser extraído, como a Smithsonita (ZnCO3), mas a extração ocorre principalmente a partir da Esfalerita (ZnS). O principal método para obtenção do zinco é a flotação.   

VOCÊ SABIA?

O zinco é essencial para a vida. Nos seres humanos sua deficiência pode acarretar em problemas no crescimento, perda de cabelo, diarreias e impotência sexual

bottom of page