top of page

minerais na agricultura

Na agricultura temos diversos exemplos de minerais que são aplicados para correções no solo, afim de melhorar a absorção de determinados elementos nas plantas, tornando as plantações mais saudáveis. É possível dividir em três principais grupos: os NPK, o Zinco e o Molibdênio. 
 

zinco

O zinco é um micronutriente necessário para a produção de enzimas envolvidas no desenvolvimento das plantas e se apresenta deficiente em cerca de 50% das terras cultiváveis ao redor do mundo. É obtido a partir do mineral esfalerita, que ocorre na natureza em diversos tipos de depósitos, mas comumente associado a depósitos de chumbo. 

npk

NPK é uma sigla que significa nitrogênio, o fósforo e o potássio, correspondem aos três macronutrientes mais importantes para o crescimento das plantas e por isso são a base da maior parte dos fertilizantes. O nitrogênio não pode ser obtido a partir de rochas, mas o fósforo e o potássio tem fontes em minerais. No caso do fósforo, ele é obtido a partir da apatita, mineral presente em rocha magmáticas ricas em carbonatos, como carbonatitos. Já o potássio, é obtido principalmente a partir do mineral silvita, presente na rocha silvinita, formada por processos sedimentares. 

molibdênio

O molibdênio também é um micronutriente necessário para a produção de uma série de enzimas nas plantas, apesar da sua deficiência no solo ser mais rara que a deficiência em zinco. O molibdênio é encontrado principalmente no mineral molibdenita, presente em depósitos hidrotermais de alta temperatura. 

Silvinita

esfalerita

molibdenita

bottom of page