top of page
simbolo cu.png

Cobre

Histórico

​

O cobre é um elemento químico de símbolo Cu (do latim cuprum), número atômico 29 (29 prótons e 29 elétrons) e de massa atômica 63,54 u. À temperatura ambiente o cobre encontra-se no estado sólido.
Excelente condutor, muito utilizado na indústria eletrônica. Sua cor é vermelho-alaranjada no estado nativo.

​

Azinhavre, zinabre, azebre, cardenilho ou verdete é a camada de cor verde resultante da oxidação do cobre ou ligas que contêm cobre, como o latão. O cobre e as ligas metálicas que contêm cobre, como por exemplo o latão ou o bronze, quando expostas ao ar, contendo oxigênio, lentamente se oxidam, ficando cobertas por uma pátina de cor azul esverdeada.

​

Estimativas iniciais da descoberta do cobre sugerem seu uso desde a época  de 9000 a.C. no Oriente Médio. Foi o mais importante dos materiais da humanidade durante a Era do Cobre e Bronze. Em 5000 a.C. já se realizava a fusão e refinação do cobre a partir de óxidos como a malaquita e azurita. Descobriram-se moedas, armas, utensílios domésticos sumérios de cobre e bronze de 3000 a.C., assim como egípcios da mesma época, usavam  inclusive tubos de cobre. 
O cobre pode ocorrer de forma pura (nativa), mas normalmente está em minerais como: calcopirita, azurita, malaquita, cuprita, tenorita, etc

 

Usos gerais

 

Conhecido desde a pré-história, o cobre é utilizado principalmente, para a produção de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos), e em ligas metálicas como latão e bronze.

Alguns dos usos para o cobre são:

​

– na fabricação de moedas e medalhas


– em fios para instalações elétricas e motores


– o sulfato de cobre é utilizado na agricultura para combater fungos e repor a carência em alguns tipos de solos
 

– na arquitetura para fabricação de telhados e detalhes
 

– em esculturas; sendo possível identificar a presença do elemento pela coloração esverdeada que aparece na estátua ao longo dos anos – devido aos processos de corrosão
 

– como um antimicrobiano; superfícies contendo cobre mostraram ser adequadas para locais nos quais se deseja esterilização – como em hospitais, por exemplo

​

Principais fontes

 

Os principais minerais de sulfuretos de cobre são calcopirita, calcocita, covelita, bornita, tetraedrita e enargita.

A maior fonte de cobre é a partir de depósitos de minério  em que ocorre um ou uma combinação dos minerais acima mencionados.

O minério típico de sulfureto de cobre contém vários níveis de tipos de sulfureto de ferro, que geralmente incluem a pirita e pirrotita.

Ouro e prata estão frequentemente presentes o que pode ser livre ou em associação com sulfuretos

Calcocita

Calcopirita

Covelita

Tetraedrita

Bornita

Enargita

Cobre na matriz de rocha

Estátua da Liberdade, exemplo de azinhavre, da oxidação do cobre

Cobre na indústria

VOCÊ SABIA?

O cobre foi provavelmente o primeiro metal minerado e trabalhado pelo homem.

Foi originalmente obtido como um mineral nativo e posteriormente da fundição de minérios.

Estimativas iniciais da descoberta do cobre sugerem por volta de 9000 a.C. no Oriente Médio.

bottom of page